Untitled Document

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS SÃO CARLOS

ABS SÃO CARLOS

A Associação Brasileira de Sommeliers São Carlos – ABS São Carlos é uma entidade filiada a ABS São Paulo, que tem como finalidade congregar os apreciadores de vinhos, os enófilos, de São Carlos e região.

HISTÓRICO

A ABS São Carlos foi fundada em 14 de Setembro de 2002, sendo a 2ª Subseção da ABS São Paulo no interior ( a 1ª foi criada em Campinas ) por iniciativa de dois são-carlenses, o físico e pesquisador Clovis I. Biscegli e o jornalista Edílson P. Fragalle, que com o apoio imprescindível do médico Arthur P. Azevedo, na época então Presidente da ABS São Paulo, tomaram as primeiras ações visando a criação de uma sbseção da ABS São Paulo na cidade de São Carlos.

Os pioneiros então convidaram o médico Clovis S. Magon e o físico e pesquisador Roberto M. Faria para juntos, constituírem a primeira diretoria da ABS São Carlos.

O envolvimento do engenheiro e professor universitário Mario F. Mucheroni e do empresário Paulo A. Piccolli foi quase que natural. Primeiro pela experiência e vasto conhecimento do Prof. Mucheroni nos assuntos do vinho e, segundo, devido ao excelente espaço idealizado e construído por Paulo Piccolli, chamado Spàzio 203, onde são realizadas as degustações.

A primeira apresentação sobre a arte de degustar vinhos foi feita pelo Dr. Arthur Azevedo em 24 de Maio de 2002, no auditório da Embrapa Instrumentação Agropecuária e reuniu 128 pessoas interessadas no mundo do vinho.

Em seguida foi programado e realizado o 1° Curso Básico de Degustação de Vinhos em São Carlos, ministrado pelos diretores da ABS São Paulo, Dr. Mário Telles Jr., Dr. Arthur P. de Azevedo, Dr. José Luiz Alvim Borges e Dr. Colbert Fonseca Jr.

Os participantes do Curso, em número de 33, foram considerados os fundadores da ABS Subseção São Carlos, em ata de 14 de Setembro de 2002, iniciando as atividades como entidade formalmente constituídas.

ATIVIDADES

Degustações - As degustações da ABS são realizadas em geral duas vezes por mês, procurando abranger todas as regiões vinícolas do mundo, visando sempre estimular a técnica da degustação, através do exame visual, olfativo e gustativo do vinho. A degustação na ABS além de ser uma atividade técnica, é sobretudo uma atividade social, pois através do vinho, desenvolvemos a sensibilidade, aumentamos a cultura humanística e ampliamos nosso círculo de amizades.

Eno-Gastronomia - Periodicamente são realizados jantares temáticos, com harmonização entre vinhos e comida

Viagens - Outra atividade bastante concorrida são as viagens eno-turísticas aos principais países produtores de vinhos. Já visitamos o Chile, Argentina e Portugal. Outras viagens estão sendo programadas.

Cursos - A ABS São Carlos promove também cursos ministrados por experientes diretores da ABS S. Paulo e ABS S. Carlos, considerados entre os mais completos do país.

Fazer parte da ABS São Carlos significa compartilhar conhecimento e momentos bastante agradáveis.

DIRETORIA - Set. 2008 / Set. 2010

JUNTA EXECUTIVA REGIONAL

Diretor Administrativo: Eustáquio Pepino Fragalle
Diretor de Degustação: Mario Francisco Mucheroni
Diretor Financeiro: Clovis Strini Magon
Diretor Secretário: Luis Carlos Ghidelli
Diretorias de Apoio a Eventos: Elena K. Eimori Magon e Ana Maria de Souza Meirelles Mucheroni

CONSELHO FISCAL

Djalma Antonio Chinaglia
Hercílio Antonio de Carvalho
Michelle Selma Hahn

leia o histórico completo da ABS São Carlos